História

Um dos primeiros lugares onde os jovens de Barrancos começaram a praticar futebol denominava-se: “Eiras de Carrasco” e também numa outra zona de Barrancos denominada “Baldio” era também muito utilizada pelos jovens para a prática de futebol, talvez por ser uma zona bastante plana o que facilitava a prática da modalidade mesmo antes de ser construído o campo de futebol.

O primeiro Campo de Futebol a ser construído próximo da Vila de Barrancos foi na “Mina da Aparis”, que fica situada a uma distância aproximada de 12Km da Vila. Nessa altura a mina tinha um papel muito relevante para a região pois além da sua enorme produção de matérias-primas, assumiu de igual modo um papel bastante importante no sustento de muitas famílias de Barrancos e de muitas outras de todo o país que também vieram trabalhar na Mina e uma larga maioria acabou a viver em Barrancos quando a Mina foi desactivada.
Antes da “Mina da Aparis”,ser desactivada esta tinha um papel preponderante para a economia na região pois a sua população era bastante numerosa e entre as várias famílias que trabalhavam na mesma havia uma grande quantidade de jovens, desta forma deve ter sido fácil arranjar e organizar uma equipa de Futebol.

Na Vila de Barrancos, o Campo de Futebol foi construído na década de Setenta, a partir desta altura os jovens barranquenhos formaram uma Equipa de Futebol denominada: “Futebol Clube Barrancos” ou “Futebol Clube de Barrancos” e começaram a participar nos campeonatos organizados pelo Inatel. Neste tempo os jogadores que compunham a equipa de futebol tiveram bastantes dificuldades, chegaram a suportar despesas com o transporte, lavagem dos equipamentos, material desportivo, etc… (tudo isto foi conseguido com uma enorme força de vontade desse grupo de jovens), também não havia balneários no campo de futebol na altura. Estes jovens não tinham muitos apoios mas souberam representar a equipa de Barrancos muito condignamente.

Em princípio da década dos anos oitenta, mais precisamente em 27 de Abril de 1982 foi fundado o “Barrancos Futebol Clube”, seguidamente o clube foi inscrito (filiado) na Associação de Futebol de Beja, para poder competir no campeonato da 2ª Divisão Distrital organizado pela A.F. Beja, onde só podiam formar parte da equipa de futebol jogadores federados.

Nesta altura já tinham construído os balneários, e uns anos mais tarde o Campo de Futebol também passou a ter iluminação artificial o que veio permitir que a equipa de futebol pudesse treinar em horário pós-laboral e a partir daí estavam reunidas algumas condições para obter melhores resultados. Desta forma o trabalho dos treinadores ficou mais facilitado que assim podiam planear novos métodos de trabalho (treinos), com o plantel completo ou quase completo.
Estas equipas foram compostas na sua larga maioria por jogadores de Barrancos ao que normalmente denominam “Prata da Casa”.


MODALIDADES

Atletismo

Nesta modalidade sempre existiram muitos atletas com muito bom desempenho, mas no que se refere a atletas famosos que iniciaram as respectivas carreiras no Barrancos Futebol Clube, temos a destacar dois nomes: Paulo Guerra e Manuel Damião, ambos dois excelentes atletas a nível nacional.

Actualmente o Manuel Damião representa o Maratona, tendo representado anteriormente a Conforlimpal. O Paulo Guerra neste momento já deu por terminada a sua longa carreira de atleta tendo representado a vários Clubes:
Conforlimpa, Sporting Clube de Portugal e Maratona Clube de Portugal, nos quais obteve grandes êxitos.

No que se refere a títulos individuais, Paulo Guerra foi tetra-campeão Europeu de Corta-mato individual (1994/95/99/2000), conquistou uma medalha de Bronze no Campeonato do Mundo de Corta-Mato (individual) em 1999, foi quarto classificado em 2001 e sexto em 1995; foi cinco vezes Campeão Nacional de Corta-mato (individual) e tendo ganho também inúmeras provas a nível nacional como internacional.

Manuel Damião foi Campeão Nacional de Corta-mato Curto (individual). Esteve presente nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004), na prova de 1500 metros, estando também presente no Europeu de atletismo, novamente na prova de 1500 metros (2006). Recentemente foi o vencedor da Milha do Dragão (FCPorto), e medalha de Ouro nos Jogos  da Lusofonia, além de já ter vencido outras grandes provas a nível nacional.

Outros atletas que iniciaram as suas carreiras no Barrancos Futebol Clube foram os jovens José Lúcio e Carlos Cortegano, os quais se sagraram campeões distritais e nacionais em diferentes provas e épocas desportivas.


Neste momento não temos nenhum jovem a praticar atletismo no Barrancos Futebol Clube, sendo que para contrariar esta situação estão a ser desenvolvidos grandes esforços junto dos mais novos.

Futebol 

No que respeita ao futebol, ao longos destes anos todos muito tem sido os atletas que tem passado pelo clube, com grande destaque a nível regional.

Podemos destacar nomes como por exemplo:

- Fernando Durão, natural de Barrancos, um exemplo de jogador para toda uma geração, que muitas tardes de glória e alegria proporcionou aos adeptos. Foi dos primeiros se não mesmo o primeiro jogador barranquenho a representar um clube de outra localidade, aquando da sua estadia pela cidade de Beja, onde representou e muito dignamente o Desportivo de Beja.

- David Pica, natural de Barrancos e muitos anos emigrante em França, foi campeão distrital da 2ª Divisão pelo Barrancos Futebol Clube, tendo sido mais tarde Campeão Distrital da 1ª Divisão ao serviço do Moura Atlético Clube, no mesmo ano que que conseguiu vencer o prémio do melhor marcador da 1ª Divisão Distrital da A. F. Beja.

Outros jogadores a destacar nas camadas jovens formados no BFC, foi Pedro Bergano e Ricardo Fernandes, ambos naturais de Barrancos, campeões distritais nos escalões de Juvenis e Juniores representando o Moura Atlético Clube.

Mais um jogador a destacar das camadas jovens na equipa de iniciados foi Francisco Bergano (KIKO) também natural de Barrancos, o qual conseguiu nessa Época marcar 25 golos sendo o melhor marcador com bastante destaque.

O mais jovem atleta de bastante destaque é Rafael Mondragão, natural de Barrancos, o qual teve bastante relevo no campeonato de Escolas do Barrancos Futebol Clube no campeonato distrital (Época 2005/2006), conseguindo marcar a maioria dos golos da equipa, facto que despertou o interesse de grandes clubes nacionais. Efectuou testes no Sport Lisboa e Benfica ficando á espera de uma decisão.


BTT

A equipa BTT já existente em Barrancos é formada por 9 elementos com idades dos 14 aos 38, todos eles já com alguns conhecimentos e pratica nesta modalidade. Esta equipa ao longo dos anos já conta com varias maratonas e passeios BTT em toda a zona Sul, Algarve e Espanha.